Olha quem está aqui!!

 

 

O golfinho-pintado, Stenella frontalis, é uma das observações mais comuns nos Açores. Eles são um golfinho oceânico, passando a maior parte de suas vidas longe das costas, mas com nossas águas profundas próximas à costa, eles são avistados regularmente. Mas normalmente, eles chegam no final de junho ou início de julho, quando a água está um pouco mais quente. Eles passam os invernos em águas mais quentes ao sul dos Açores. Este ano, os golfinhos-pintados chegaram um pouco mais cedo, com vários avistamentos em maio. Esta chegada precoce pode estar relacionada às temperaturas da água ligeiramente mais quentes este ano. Ou talvez eles apenas tenham seguido alguns peixes! Só saberemos se esta chegada antecipada se tornará o novo padrão nos próximos anos.

Uma das características mais reconhecíveis do golfinho-pintado do Atlântico é a sua coloração marcante. O corpo do golfinho é predominantemente cinza, com uma parte inferior clara, enquanto suas costas, laterais e barbatanas são salpicadas com um padrão de pintas cinza claro ou brancas. Essas pintas se tornam mais proeminentes à medida que o golfinho amadurece, tornando fácil distinguir entre os juvenis e os adultos. Eles também possuem uma ponta branca no bico que parece uma lanterna quando os golfinhos estão se aproximando do barco.

Os golfinhos-pintados do Atlântico são criaturas altamente gregárias que frequentemente formam grandes grupos, às vezes com até 1000 indivíduos. Esses grupos frequentemente realizam natação sincronizada, saltos e surfagem na frente do barco. Com suas pintas distintas e natureza brincalhona, esta espécie de golfinho conquistou os corações de muitos pesquisadores, conservacionistas e entusiastas do mar, incluindo os nossos!